top of page
Buscar

PAI, HERÓI SEM CAPA?

  • Foto do escritor: Victor Godoy
    Victor Godoy
  • 13 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Pedi para a IA fazer essa capa, confesso que achei meio esteriotipado kkk
Pedi para a IA fazer essa capa, confesso que achei meio esteriotipado kkk

Em maio, escrevi aqui, neste mesmo espaço, um texto que, em alguns momentos, dissertou sobre como os números mostram que, infelizmente, ainda há muitas pessoas que sequer têm contato com o pai, ou são reconhecidas como filhos. Falar sobre isso é sempre muito denso, mas eu sei que, às vezes, algumas coisas precisam ser debatidas para a gente entender como existem realidades tão distantes (ou próximas a nós) que são tão diferentes.


Mas, hoje, queria gerar uma reflexão em um ponto especial, muito importante e que não deve ser esquecido jamais: ainda existem pessoas boas. Bons homens, pais, exemplos para os seus filhos. Já parou para pensar na diferença que um pai dedicado faz na vida de uma pessoa?


Um pai presente e dedicado pode mudar totalmente a vida de uma pessoa. Acima da influência paterna no desenvolvimento cognitivo, emocional, da autoestima e da autoconfiança, um pai presente constrói histórias marcantes e cria laços eternos, que serão passados entre as gerações.


Não é sobre ser um herói sem capa ou o melhor pai do mundo. É sobre trazer o equilíbrio, a segurança, o carinho, ser uma fortaleza. Também é importante lembrar que nossos pais, assim como nós, são seres humanos, eles erram! São pessoas cheias de sentimentos e incertezas, mas que muitas vezes se travestem e se disfarçam para que seus filhos não percebam suas preocupações.


Eu sei que muitas vezes nosso pai pode ser duro, rígido, incompreensível, muitas vezes até injustamente. Mas acho que cabe a nós vermos que muitos deles tiveram uma criação totalmente diferente da nossa, por pessoas mais antigas, com costumes arcaicos. Muitos estão aprendendo a entregar aos seus filhos um carinho e amor que nunca tiveram de seus próprios pais, e isso é um processo difícil, tornar-se uma pessoa mais compreensível.


Este ano completa 7 anos que meu pai descansou. Durante esse tempo, passei por vários processos para entender e lidar com a falta que ele faz. Com certeza, foi o maior amigo que tive até hoje! Meu parceiro de longas conversas, planos, devaneios, sonhos e rolês inesquecíveis. Demorei alguns anos para conseguir mudar o sentimento da data de hoje, que atualmente se tornou um dia importante para eu lembrar e agradecer a oportunidade de ter tido alguém tão especial como pai.


Meu pai, um grande homem, que me ensinou como ser homem também. Espero que, de onde estiver, ele possa estar vendo como as coisas estão indo. Como eu erro e acerto, como eu me esforço para honrar os ensinamentos dele. Como meus irmãos estão formando lindas famílias, carreiras, vidas. Como minha mãe é forte. Sei que assim ele realmente pode ficar em paz.


Desejo a todos os leitores que tenham um excelente Dia dos Pais! Que quem possa estar junto e ter a presença do seu pai, celebre a vida dele e os momentos. E quem não pode ter a presença dele, celebre sua existência em pensamentos, lembranças e boas energias. Feliz Dia dos Pais!


-Texto publicado no Jornal A Tribuna em 13/8/2023-

 
 
 

Comentários


bottom of page