A PRESSA E A PERFEIÇÃO
- Victor Godoy
- 7 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

Quando falamos sobre perfeição, estamos sempre acostumados associá-la a algo: seja a vida perfeita, o momento perfeito ou, a personificação de Deus ou algo maior como a perfeição. Pois bem, independente de crença ou algo do tipo, vivemos em uma eterna busca por esse status, a perfeição. A palavra "perfeição" tem origem no latim. Ela deriva do termo latino "perfectio", que é formado pela combinação de "per-" (que significa "completamente" ou "totalmente") e "facere" (que significa "fazer"). Portanto, "perfectio" refere-se à qualidade de estar completo, acabado, ou atingir um estado completo e ideal.
Tenho certeza que em algum momento da vida você escutou de alguém aquela velha frase “A pressa é inimiga da perfeição”. Estamos tão acostumados a viver a correria cotidiana que por vezes não paramos para analisar a fundo as coisas que ouvimos, muitas por estarmos tão imersos no nosso mundo e, acompanhado da própria pressa, que nos faz ignorar esses pequenos ensinamentos que a vida tenta nos dar.
Já percebeu como tudo dá errado quando estamos com pressa? A apresentação que na pressa de fazer outras coisas você esqueceu de terminar, o carro que não quer ligar, o ônibus que não chega, o trânsito parado, o esquecimento de algo importante que precisava estar com você, a chuva que chega e você tão apressado não pegou o guarda-chuva, um acidente causado pela falta de atenção, seja no excesso de velocidade de carro ou não olhando a rua para atravessar a pé, tudo isso tentando chegar mais rápido, sempre com pressa. Aposto que só de ler, isso pode te causar um certo desconforto, porque todas essas situações são estressantes e comuns no nosso dia-a-dia e, o principal: tudo isso vai te impedir de realizar as coisas que você deseja, vai impedir que o que você planejou seja perfeito.
Agora, pense comigo, se temos Deus ou nossos sonhos como perfeição, toda vez que temos pressa estamos indo totalmente contra aquilo que a gente acredita. Estamos nos auto sabotando e afastando a Deus ou a realização dos nossos sonhos de nós. Na pressa de ter o que queremos, nos esquecemos do mais importante, não apreciamos a caminhada e, é nela que nos enriquecemos de experiências, fortalecemos nossos laços e criamos vivências.
Mais um ano se encerra e, com ele a oportunidade de parar um pouco, respirar, e ver como estamos vivendo no modo automático das coisas, sempre com a pressa de ter mais e mais, na busca da perfeição que muitas vezes nós distanciamos de nós mesmos. Espero que para você, leitor do Jornal A Tribuna, 2024 seja um ano de paz, com menos pressa e mais vontade de apreciar e viver de fato as coisas que a vida proporciona pra gente. Que você possa escutar mais, ter mais leveza e, acima disso, tenha muita fé que no seu tempo tudo que você quer irá se realizar com perfeição, sem pressa. Feliz ano novo!
-Texto publicado no Jornal A Tribuna em 7/1/2024-







Comentários